ULTRA VIOLET: A COR PANTONE 2018

Todos os anos, a Pantone elege cores que serão tendências no mundo do Design, Moda e Cultura. Para 2018, a cor escolhida foi a ULTRA VIOLET (18-3838).

 

 

Segundo a Pantone, a cor representa originalidade, engenhosidade e um pensamento visionário, indicando novas descobertas e o futuro. Além disso, a empresa também mencionou o tom como símbolo da individualidade, experimentação e criatividade.

 

No círculo cromático, tons de violeta aparecem entre a tranquilidade do azul e a vibração do vermelho, sendo então uma cor tanto provocativa quanto contemplativa. Assim, a cor também está atrelada a significados místicos e à espiritualidade e, portanto, é muito utilizada em espaços de meditação, reflexão e concentração. Os tons de violeta menos saturados também são boas opções para espaços de trabalho e estudos, visto que fazem parte da paleta de cores frias (violeta, azul, verde), que estimulam sentimentos de calma e introspecção.

 

 

Abaixo, foram selecionadas referências de tons violeta e roxo na decoração:

 

1. O roxo combinado com a textura de tijolinho deu aos ambientes um ar jovem e despojado. 

 

2. Parede de destaque na cozinha: Revestimento Metrô 

 

 

3. Base cinza com elementos coloridos: a parte interna dos boiseries foram pintadas no tom colorido, que se repete em elementos decorativos como tapete e manta. 

 

 

4. No escritório deste apartamento, o violeta foi utilizado na bancada de trabalho. Levando em conta o contraste de temperaturas de cor, o tom mais frio do violeta contrasta com a utilização da madeira, que traz a sensação de aconchego ao espaço.

 

 

5. Neste quarto, a base branca com tons de violeta mais claros deram ao ambiente um toque feminino e delicado.

 

 

6. Nesta cozinha, a paleta escolhida foi a de cores frias, onde o violeta claro se complementa com o verde e tons de cinza e branco.

 

 

7. Quarto de bebê: O violeta foi aplicado através de um papel de parede com estampa de poá e o berço apresenta um tom de violeta mais fechado, dando ao ambiente um caráter mais ousado, que foge dos quartos de bebê convencionais. Ainda neste ambiente, o tom frio do violeta é equilibrado com elementos pontuais de cores mais quentes, como a cadeira e a poltrona.

 

 

8. Marcenaria colorida 

 

 

9. Área de Serviço: Pintura e pastilhas formam uma "caixa colorida", dando vida ao espaço que normalmente apresenta tons neutros. 

 

 

10. A cor pode ser empregada em elementos de fácil mudança, como móveis, objetos decorativos e pintura. A partir de uma base neutra, é possível elencar elementos de destaque no ambiente, como uma porta, almofadas, cadeiras, pufes, sofás ou uma parede. 

 

Imagens: Pinterest

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

RECENTES
Please reload

ARQUIVO
Please reload

PROCURAR POR TAGS
Please reload

  • Instagram - Cinza Círculo
  • Pinterest - círculo cinza
  • Facebook - círculo cinza
São Paulo, SP | studiomonfre@gmail.com | 11 96312.8852
Studio Monfré Arquitetura