A versatilidade dos tijolinhos!

20.5.2018

Há inúmeras possibilidades de usar tijolinhos na decoração! Além do tijolo original, o mercado atual de revestimentos conta com diferentes cores, texturas e materiais e, com isso, pode ser aplicado em ambientes de diversos estilos, seja rústico, industrial ou contemporâneo.

 

TIJOLO DE BARRO ORIGINAL

 

Em construções antigas, é possível descobrir paredes feitas de tijolos de barro descascando as paredes! Se estiverem bem conservados e instalados de forma organizada para que sejam deixados aparentes, será preciso lixar, retirar o pó e impermeabilizar com resina, de forma a protegê-los contra manchas, fungos, umidade e sujeira.

 

 

 A casa da designer de interiores Erika Kapurk é antiga e foi reformada, porém manteve a essência e características das casinhas antigas. A designer descascou as paredes e optou por deixá-los aparentes e em sua cor original. O aspecto mais rústico dos tijolos se misturam com móveis antigos garimpados e restaurados, mas também com artigos de decoração mais contemporâneos.

 

Caso não tenha uma parede original, também é possível utilizar tijolos de demolição cortados na metade, o que proporciona o mesmo efeito realista. No entanto, perde-se espaço, além de precisar adequar as esquadrias de janelas e batentes e guarnições de portas devido ao ganho de espessura das paredes.

 

Quando a parede é construída do zero, é possível planejar o tijolo aparente desde a fase de construção, utilizando tijolos de barro maciço. Neste caso, é preciso planejar o assentamento de forma detalhada, visto que ficarão aparentes. 

 

 Neste projeto da arquiteta Nicole Finkel, foram utilizados tijolos de demolição cortados pela metade como revestimento da parede.

 

REVESTIMENTOS CERÂMICOS COMO TIJOLINHOS 

 

Nem todo mundo mora em uma casa antiga ou tem a sorte de encontrar os tijolos em boas condições para ficarem aparentes.

 

Os revestimentos que imitam tijolos feitos de cerâmica são uma ótima alternativa. Eles tem em média 2cm de espessura, substituindo os tijolos de demolição, que engrossam muito a parede e acabam diminuindo muito o espaço. Cá entre nós, com espaços cada vez mais reduzidos, cada centímetro é essencial, não é mesmo?

 

 

 

Este tipo de revestimento pode ser instalado com junta seca, o que dá ideia de que os tijolos estão empilhados. Como este tipo de assentamento não deixa o rejunte aparente, o visual fica bastante contemporâneo e mais "clean". 

 

Além disso, existem em diferentes tonalidades e acabamentos, se adequando a diferentes estilos.

 

Branco, estilo "loft nova iorquino", texturizado e pedra. Além desses acabamentos há muuuuuuitas outras possibilidades para criar ambientes com muita personalidade :) 

 

TIJOLINHO BRANCO OU CAIADO

 

Para àqueles que preferem ambientes claros, o tijolinho branco proporciona ao espaço amplitude e leveza. Dessa forma, são mantidos formato e textura do tijolo, porém com uma cara menos rústica e mais contemporânea. 

 

Caso opte pelos revestimentos cerâmicos, a maioria já vem na cor branca e é só instalar. Caso seja tijolinho original,  podem ser pintados com tinta comum. 

 

O tijolinho branco neste projeto funcionou muito bem como pano de fundo para obras de arte e o neon, dando ao ambiente uma atmosfera bastante jovem. 

 

Neste apartamento projetado pela Duda Senna, foi utilizado revestimento cerâmico de tijolinho branco, dando ao ambiente um ar jovem, mas sem perder a delicadeza.

 

Se preferir manter um aspecto mais rústico, é possível utilizar o cal, dando o efeito de pintura inacabada, patinada e envelhecida, como nos exemplos abaixo. 

 

No projeto de Carlos Verna, as paredes foram descascadas e receberam acabamento em cal e cimento branco para clarear. 

 

A combinação de piso em madeira e tijolo deu a esta casa um ar aconchegante. O tijolo caiado intensificou a iluminação natural que o ambiente recebe. 

 

E aí, qual vocês usariam? Semana que vem, continuaremos com outras possibilidades para ter o efeito de tijolinho aparente :) 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

RECENTES
Please reload

ARQUIVO
Please reload

PROCURAR POR TAGS
Please reload

  • Instagram - Cinza Círculo
  • Pinterest - círculo cinza
  • Facebook - círculo cinza
São Paulo, SP | studiomonfre@gmail.com | 11 96312.8852
Studio Monfré Arquitetura